Projeto RevisaIgesca

Na dilatação superficial, o aumento do corpo se dá em duas dimensões (comprimento e largura). Ou seja, sua área aumenta.
Calorimetria é a área da Física que estuda o calor. A transferência de calor entre dois ou mais corpos
pode ocorrer de três formas: condução, convecção e irradiação.
A condução térmica geralmente ocorre em materiais sólidos. O calor se propaga por condução ao longo de um corpo por meio da agitação dos átomos e moléculas que o compõem, sem que haja transporte dessas partículas ou seja o corpo continua intacto.
Convecção térmica é um processo em que a energia térmica (ou calor) é propagada mediante o transporte de matéria, ocorrendo, portanto, deslocamento de partículas(alteração do estado da matéria). Assim, acontecem em líquidos e gases.
Irradiação térmica: ao contrário da condução e da convecção térmicas, a irradiação não necessita de um meio material para ocorrer. É a única forma de transferência de calor que acontece no vácuo.
Capacidade térmica é uma grandeza física que define a variação térmica de um corpo ao receber certa quantidade de calor. Quanto mais elevada for a capacidade térmica de um corpo, maior será a quantidade de calor que ele precisa receber para que sua temperatura se eleve.
A 1.ª Lei de Kepler afirma que, ao contrário do que defendia Copérnico, os planetas se movem em torno do Sol em órbitas elípticas (e não circulares), com o Sol num dos focos da elipse.
A 2.ª Lei de Kepler diz que o vetor que liga o Sol aos planetas percorre áreas iguais em tempos iguais.
A 3.ª Lei de Kepler diz que os quadrados dos tempos
das revoluções siderais dos planetas são proporcionais aos cubos dos semieixos maiores de
suas órbitas.
A Lei da Gravitação Universal, formulada por Isaac Newton, diz que dois corpos quaisquer se atraem com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
Estática é a parte da Física que estuda corpos em equilíbrio, como pontes, edifícios de torres etc.
Equilíbrio do ponto material: na Física, diz-se que um corpo se encontra em equilíbrio quando ele está emrepouso ou em movimento retilíneo uniforme. Em ambos os casos, sua aceleração é nula.
Energia representa a capacidade de realizar trabalho ou uma ação. Ela pode se apresentar de diversas formas: elétrica, solar, nuclear, térmica, química, mecânica, entre outras.
Joule é a unidade de energia e trabalho no Sistema Internacional. Um joule equivale à aplicação da força de 1 newton pela distância de 1 metro.
O kWh é outra unidade para medir energia, muito comum nas contas de luz das residências. Um kWh (o mesmo que 103 Wh) equivale a 3,6 x 106 J (ou 3,6 MJ). Por definição, 1 Wh é a quantidade de energia usada para alimentar uma carga com potência de 1 watt pelo período de uma hora.
Também chamada de Lei da Inércia, a 1.ª Lei de Newton descreve o que ocorre com os corpos em equilíbrio. Na ausência de forças, um corpo em repouso permanece em repouso e um corpo em movimento move-se em linha reta com velocidade constante. O mesmo ocorre quando a resultante das forças (a soma de todas as forças gravidade, ar ...) que atuam em um corpo for nula.
De acordo com a 2.ª Lei de Newton (o Princípio Fundamental da Dinâmica), a aceleração que
um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que atuam nele e tem a
mesma direção e o mesmo sentido dessa resultante.
Conhecida como Lei da Ação e Reação, a 3.ª Lei de Newton enuncia que, quando um corpo A exerce uma força sobre o corpo B, o corpo B reage sobre o A com uma força de mesma intensidade (ou módulo), mesma direção e sentido contrário.
Bem por hoje é só pessoal, até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário