quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto Xadrez (2012)

PROJETO XADREZ

Ari (Ed. Física) - Coordenador do Projeto

Abertura do Projeto em 2011

No ano de 2011, a escola E.E. Euclides Igesca, junto com a Comunidade Escolar, lança o Projeto Xadrez, um projeto pioneiro, que se propõe em desenvolver a civilidade, concentração, raciocínio lógico e cidadania dos nossos alunos atendidos. Logo nas primeiras experimentações do projeto, foi constatado uma grande melhora no desempenho escolar e nas relações humanas dos alunos participantes. Abaixo, fotos da abertura do projeto em 2011: 

Comunidade Prestigiando o Projeto Xadrez
Abertura pelo Profº Ari (Ed. Física)

Tabuleiros e Palestrantes






Primeiro Ano de desenvolvimento - 2012

O Ano de 2012 viu em sua primeira metade (primeiro semestre) um exponencial aumento nos participantes e no apoio da equipe escolar, com um envolvimento dos professores em formar bons jogadores e bons cidadãos, relacionando o conteúdo pedagógico de suas aulas com o tema de xadrez, seu contexto, uso, eficácia e prática.


Profº Marcos Keller (História)
Profª Carolina Lanzoni (História)
  
Primeiro Torneio de Xadrez de 2012
Seletiva Pré-Torneio de Xadrez


Supervisão do Jogo pelos Professores
Monitores acompanhando as disputas


Professores Trabalhando Xadrez em Sala 

O ensino e a prática do Xadrez foi integrado no curriculo de todos os segmentos (períodos) da escola no ano de 2012, os professores responsáveis receberam uma capacitação de prática, história e fundamentos do Xadrez, tornando-se aptos a ensinar e coordenar a prática aos alunos. Afim de otimizar o ensino e acompanhamento, cada professor encarrega-se de prestar esse ensino a uma ou duas salas,  focando seus esforços e permitindo que haja uma formação integral e especializada nas necessidades da sala em questão. Os professores envolvidos são das mais diversas áreas de ensino, permitindo um olhar e uma aplicação plural do jogo no dia-a-dia dos alunos. 
Professores  envolvidos no projeto: 

Ciclo I - Alunos Monitores (coordenação Ari Prado Souza)

 Ciclo II - Professores
5ªA -
5ªB           - João Guilherme (Geografia)  .
6º ano C    - Carol Lanzoni (História)        .
6º ano D -
6ª A -
6ª B -
7º ano C -
7º ano D -
7ª A         - Marcos Keller (História)      .
7ª B         - Marcos Keller (História)      .
8º Ano C -       Alloysio  (Ed. Física)      .
8ª A        - João Guilherme (Geografia)  .

8ª B -
8ª C - Daniela (Matemática)
8ª D - Daniela (Matemática)
1º A        - Carlos Tacachi (Matemática)
1º B        - Carlos Tacachi (Matemática)
1º C        - Carlos Tacachi (Matemática)
1º D        - Carlos Tacachi (Matemática)
2º A -
2º B -
2º C -
3º A -
3º B -
3º C -
3º D -

Resumo do Projeto

O Projeto Xadrez foi dividido em etapas:

   1ª Etapa: Sensibilização e Lançamento do Projeto. A primeira etapa do Projeto Xadrez teve seu principal ato ocorrido no ano de 2011, que foi o grande lançamento e o processo de sensibilização realizado antes e depois. Porém, a Sensibilização sempre torna a ocorrer, através de conversas, introdução do tema no conteúdo escolar, e valorização dos participantes.





     2ª Etapa: Popularização do Jogo e Introdução da Cultura do Xadrez. Etapa em desenvolvimento no ano de 2012, o objetivo é tornar a prática do jogo de Xadrez uma Cultura dentro do cotidiano dos alunos, das mais variadas formas, dentre elas a introdução do tema Xadrez dentro do Projeto Pedagógico de cada professor e disciplina. Valorização dos alunos participantes, com a realização de capacitações aos professores e workshops em outras salas e eventos.

Capacitação aos Professores

Alunos Capacitando Professores
Alunos Capacitando Professores
 









    3ª Etapa: Realização de Torneios e Intercâmbios. 


  Etapa: Avaliação, Exportação do Projeto para outras Unidades Escolares e Visualização do Projeto e Alunos.



ALUNOS (AS) CLASSIFICADOS NO "I TORNEIO DE XADREZ" PARA SEGUNDA FASE:
                                                                                                                                                     MAIO 2012
Robson - 6a A
Analice - 7a A
Marcos - 7o ano C
Lucas Renato - 7o ano D
Isabelle - 8a A
Cleiton - 8a B
Daniel - 8a B
Helen - 8a B
Rafael - 8o ano C
Michael - 8a D
Material de Apoio

+ Manual de Xadrez - Igesca [Download]
 Manual Idealizado especificadamente para os alunos e comunidade escolar da E.E. Euclides Igesca.

+ Apostila História do Xadrez - Igesca [Download]
Apostila com toda a história conhecida e estudada a respeito do jogo de Xadrez, idealizada e realizada pelos professores de história envolvidos no projeto.

+ Album On-Line de Xadrez [Acesso]
Album on-line com todos as fotos relacionadas a realização do projeto Xadrez.


6 comentários:

  1. Parabéns professor pela iniciativa, precisamos de ideias como esta para fazermos com que os alunos se interessem cada vez mais pelas aulas.
    O xadrez tem uma história interessantíssima e merece um projeto como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anderson, e realmente o nosso projeto é uma poderosa ferramenta educativa que vem sendo utilizado na formação de nossos alunos. Hoje, já é possível observar que a cultura do xadrez faz muito sucesso tanto no ambiente escolar como em toda a comunidade. E receber elogios de educadores como você, nos deixa muito feliz e com a certeza de procurar melhorar sempre.

      Um forte abraço!

      Profº Ari

      Excluir
    2. Me considero um profissional de sorte por trabalhar com profissionais com ideias inovadoras,nossa instituição de ensino está de parabéns pelos projetos desenvolvidos e esses projetos são de fundamental importância para nossa comunidade.
      Espero Ari, que Deus te ilumine cad vez mais e que o projeto xadrez obtenha cada vez mais sucesso.
      Profº Anderson

      Excluir
  2. Parabéns a todos envolvidos no projeto;
    O xadrez é uma atividade conceituada pela combinação de aspectos culturais, artísticos e cognitivos e quando inserido no contexto escolar, contribui de forma positiva para o desenvolvimento de habilidades tais como: memorização, raciocínio lógico e dedutivo, resolução de problemas entres outras, ou seja, contribuindo para a formação de melhores cidadãos.
    Desejo todo o sucesso para projeto e que possa servir de fonte inspiradora a outras unidades escolares da região que estão carentes de iniciativas deste tipo e de profissionais comprometidos com o ensino-aprendizagem.
    Antonio Prado

    ResponderExcluir
  3. Eu faço parte desse grande projeto, e agradeço muito a ajuda de todos os professores e também de colegas que tem me ajudado a chegar onde estou! Pois este projeto é excelente,e também um meio de ensinar não só os alunos que participam, como também os demais alunos interessados;pois toda semana cada classe tem um dia e uma aula para jogar xadrez, e foi através disso q foi possível descobrir grandes jogadores de xadrez na escola,eu posso falar que estou muito feliz em fazer parte desse projeto, pois não tem nem 2 meses que eu comecei a jogar, mas pude perceber que melhorei muito em vista do que eu era antes!
    Então meus sinceros parabéns professor Ari,pois você merece tudo de bom, e pode ter certeza que eu sempre estarei torcendo por você... Esse projeto sem dúvida, é um dos melhores que a escola ja teve.
    Um grande abraço e um big beijo, de sua aluna que te admira muito!!!
    by:Tainá 8°B

    ResponderExcluir
  4. Como estudante de engenharia e vindo de escola pública, posso afirmar que esse projeto é uma excelente iniciativa, pois em países ricos como, EUA, Japão, Alemanha, entre outros, o xadrez já faz parte da grade curricular. Um movimento no jogo de xadrez equivale a centenas de equações, e uma partida deste jogo é uma enciclopédia de matemática. Os alunos desta escola são privilegiados por terem o xadrez em suas aulas.
    PARABÉNS, ADOREI O PROJETO!
    Yuri Cássio

    ResponderExcluir