EUCLIDES IGESCA

O nome da escola foi escolhida pela grande maioria dos moradores do bairro Vila Fátima como forma de homenagem ao cidadão Euclides Igesca.
“... Um homem de origem humilde, Euclides Igesca nasceu em 8 de Outubro de 1937 na cidade de João Ramalho, Estado de São Paulo, vindo trabalhar como polidor nas indústrias da capital.
Homem de caráter íntegro e cheio de dedicação ao próximo, não perdia oportunidade para fazer o bem.
Em 16 de abril de 1960 casou-se com a Sra. Alayde Affonsina de Oliveira, de cuja união tiveram dois filhos, sendo que sua esposa veio a falecer em 27 de maio de 1970.
Em 1973 uniu-se a Sra. Helia Silva e desta união nasceu a menina Eliana, que é hoje é uma das alunas desta escola.
Euclides Igesca veio residir na cidade de Suzano no Parque Bueno Aires, tornando-se um dos fundadores da Sociedade Amigos do Bairro da Vila Fátima, sendo uma de suas preocupações: a luta pela criação de escolas para benefício dos moradores desta região.
Euclides Igesca sempre se preocupou com todos, foi um homem de coração aberto, não guardava mágoas de seus semelhantes e, apesar de sua origem humilde, sua casa sempre esteve aberta para abrigar aqueles que necessitassem de um amigo.
Por tudo isto e por ter sido um homem que se enquadra no pensamento:
“Há homens que lutam um dia e são bons.
Há outros que lutam um ano e são melhores.
Porém, há os que lutam toda a vida e são imprescindíveis.”
Por estes motivos todos, pelo seu pioneirismo e dedicação ao próximo é que esta Escola recebe o nome de Euclides Igesca.
12/03/87
A Diretoria.”
FONTE: Livro n13 Histórico do Estabelecimento. Documentos da Escola.
Euclides Igesca faleceu aos 47 anos de idade às 16:05 no dia 16 de Dezembro de 1984. Foi enterrado no Cemitério Jardim das Colinas em São Bernardo do Campo – SP.
FONTE: Contrato de Serviço Funerário N 24391. Disponibilizado pela Direção Atual. Documentos da Escola.

A ESCOLA
INAUGURAÇÕES FORMALIZAM MAIS DUAS ESCOLAS PARA O MUNICÍPIO
Duas escolas de primeiro grau foram inauguradas no município, na ultima semana, oficializando-se as EEPG Euclides Igesco, na Vila Fátima e EEPG José Papaiz, no Jardim Leblon; ambas já vinham funcionando regularmente, desde o ano passado, antes mesmo da oficialização inaugural, tendo em vista a necessidade das crianças do bairro em ocupar as salas de aula das escolas para desenvolverem suas atividades estudantis. Estas escolas incluem-se entre as nove já construídas no Município pelo governo do Estado em atendimento às reivindicações do prefeito Fermino José da Costa.
A inauguração da EEPG Euclides Igesco ocorreu na última quinta-feira, por volta das 15 horas e contou com a presença de diversas autoridades , alunos e familiares do patrono da escola, a quem prestou-se homenagens. Entre os presentes estavam o diretor da escola, Roberto Terio Ivano, a assistente Maria Aparecida Alves de Lima, a esposa do homenageado, Hélia Silva, o delegado de Ensino José Sanches Josende, a supervisora de Ensino Maria Tereza Pepe, o assessor de Educação, professor Elyseo Cossa que representou o Prefeito Fermino José da Costa; o presidente da Câmara Arnaldo Marim Júnior, representantes da comunidade e da escola, assessores e demais autoridades do município.
A assistente de diretor Maria Aparecida Alves de Lima, após o toque do Hino Nacional e a palavra do Diretor Roberto Terio Ivano, leu a biografia de Euclides Igesco; homem de origem humilde, que prestou inúmeros serviços à comunidade sendo o fundador da Sociedade Amigos de Vila Fátima, onde lutou pela criação de escolas em prol do município.
Tiveram ainda a palavra o assessor de Educação, Gilberto Leite de Barros; o delegado de Ensino José Sanches Josende e o presidente da Câmara Arnaldo Marin Júnior que, entre outras coisas, destacaram a importância daquele estabelecimento de ensino, fazendo menções ao homenageado e seus familiares. Os alunos das 4ª, 5ª e 6ª séries apresentaram um Jogral sobre o estudante e cantaram “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento. Após o descerramento da placa inaugural foi oferecido um coquetel aos presentes em comemoração ao evento.
...
Em entrevista para “A Comarca de Suzano”, o prefeito Fermino José da Costa observou que mais três escolas serão entregues ao município, atendendo aos bairros do Jardim São José, Jardim Dona Benta e Parque Residencial Casa Branca. “Na EEPG Euclides Igesco existem atualmente mais de 400 alunos, distribuídos pelas 12 salas de aula nos três períodos...
FONTE: Jornal A Comarca e Suzano de Quarta-feira, 18 de Março de 1987. Pagina 3
FORMATURA DE 1989

1ª FORMATURA DO EUCLIDES IGESCA 1989 Os formandos de 1989 da Escola Estadual de 1º Grau “Euclides Igesca” sentem-se honrados em convidar V. Sa. para sua formatura. Programa Data: 19 de Dezembro de 1989 Horário: 19:00 horas Local: E.E.P.G. Euclides Igesca | |
Diretora de Escola Maria Aparecida Alves de Lima | |
Professores: Ana Tereza Mendes Orlando Marchetti Oscarina Gonzaga Cosme Evani Irene da S. Marchetti Paula Genes Silveira Orlando de Campos Silva Vera Lucia M. do Nascimento Neusa Cardoso Ivan Oliveira Lobo Joselina Lopes A. Martinhão Elizete Ferreira Kudsken Nair Eico Hissaysa Diva Aparecida Ribeiro Maria Sonia N. F. Alves Zélia Dias de Souza Rosa Mary Gordin de Jesus Marina Takayana Kiyamu Sandreli Sarquis A. de Lima Hermita Pereira Gomes Lilian de Faria G. Ramos Deize Aparecida Bela Maria Cecília da L. de Souza Irecê Benedita dos S. Cruz Simone Aparecida Nogueira Shizue Murakami | FORMANDOS Marcos Roberto Menezes da Silva Paulo Sérgio Ferreira Edinéia Maria de Souza Elaine de Almeida Elenice Martins de Almeida Eliana Evangelista Gorete Oliveira dos Santos Jailma de Souza do Nascimento Márcia Helena da Silva Regiane Cristina Reimão da Silva Rosangela Campos de Lima Solange Tavares Gregório Marta Elaine Coutinho Martins Luis Carlos Ribeiro |
FORMATURA DE 1990
MATERIAL cedido pela atual Diretora D. Eunice.
Pesquisado por Prof. Cácia e Prof. Samir
Digitalizado por Prof. Samir
2011.